Fichamento: WEBER, Max. A Política Como Vocação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
COLEGIADO DE DIREITO
TURMA ESPECIAL- BACHARELADO EM DIREITO Professor: Celso Antonio Favero
Francisco Fábio Fernandes
MÓDULO II – TRABALHO
Salvador/BA.
2014
A POLÍTICA COMO VOCAÇÃO
O texto do autor Weber, A política como vocação, traz elementos que nos remetem a uma série de reflexões e indagações sobre o que de fato endendemos por politica? Qual nosso papel na politica?
O conceito de política é muito amplo e podemos ter vários entendimentos, desde os mais simples aos mais complexos. Pois tudo que fazemos hoje é politica, seja em nossa casa, na igreja, no comércio ou nas ruas, nossas vida é movida através da “politica”. Todos os registros históricos apontam que a “política” sempre esteve presente na humanidade, desde os primórdios ou inícios dos tempos, e passando a se reafirmar cada vez mais com a criação da poli e a consolidação do estado moderno, onde este mesmo estado nasce subordinado a essa instituição.
Weber tratará neste texto, de explicar como a política funciona e qual sua influência na consolidação da máquina “estado”, destacando a política como instituição criadora de um estado que se afirma através do uso da força e da violência e verificando a formação das condutas de uma liderança, agindo sobre a influência da máquina em um processo de atuação dentro de suas bases comunitárias a serviço de um sistema.
Segundo o autor, o estado se revela como uma associação política, ou seja, este se fundamenta na força física através da violência, pois o estado e a coação andam lada a lado. Asssim sendo, o estado moderno e a violência são especialmente íntimos.
Weber afirma, “O estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, manter o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território” (p. 56).
Este termo território o qual Weber