Fichamento de Texto - Ciencia como Vocação, Max Weber
Setor de Ciências Humanas
Disciplina: Historia Contemporânea IV
Maximilian Karl Emil Weber foi um intelectual alemão, economista, jurista e um dos precursores da Sociologia. Teve sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Seus estudos eram de grande contribuição para a economia, filosofia, direito e sociologia. Grande parte de seu trabalho foi dedicado ao que chamou de processo de racionalização. Max Weber faleceu em 1920, três anos após a famosa conferência “Ciencia Como Vocação”, a qual a análise faz parte desse trabalho.
Fichamento de texto – Ciência Como Vocação
Max Weber
Para explicitar o problema tratado no texto “Ciência como Vocação” Weber começa expondo a diferença da situação de um jovem pesquisador no inicio da carreira acadêmica na Alemanha e Estados Unidos da América. No primeiro caso o jovem começa na situação de Privatdozent, ministrando cursos sem receber remuneração fixa, tendo a vantagem de dispor de tempo de lazer, que pode ser consagrado à pesquisa. O que diferencia fundamentalmente da situação americana, onde ele recebe um ordenado fixo exercendo a função de assistente, mas se vê sobrecarregado de trabalho, vivendo numa situação parecida com a de um trabalhador semiespecializado. Nos grandes institutos de ciência e medicina alemães também acontece dessa forma e, em todos esses casos o trabalhador ou o assistente são privados dos meios de produção, pois se submetem a um cronograma de trabalho preparado por instâncias superiores. Para Max Weber, as empresas tornaram-se empresas de “capitalismo estatal”.
Muitas vezes, mais importante do que a competência e qualidade do pesquisador iniciante é o papel do acaso e do capital de relações sociais. É por causa dele que, segundo o autor, profissionais desqualificados exercem funções importantes nas