Fichamento e análise de Ciência e Política duas vocações- Max Weber.
Introdução
Max Weber, alemão (21/04/1864 – 14/061920), formado primeiramente em direito tendo influência de seu pai, jurista e político, após isso deu sequencia na vida intelectual formando-se em História, Economia, Filosofia e consagrado até a atualidade por sua imensa contribuição à Sociologia, Política, Ciência e à própria racionalidade.
Buscando por meio de a racionalidade dar uma metodologia e classificação aos direcionamentos e acontecimentos sociais, por meio da ciência, norteando metas e estudando os meios de consegui-las, e suas razões primordiais, por meio da comparação com outras metas e outros fins, de outros agentes, a dada “zwecrational ¹’’, um dos tipos de ação social, dentre quatro. Que são a “tradicional’’ advinda de longas práticas, hábitos, cultura de um povo, como por exemplo, brasileiros tomarem bastante banho devido à influência da cultura indígena, a “Affektueel’’ referente às ações dotadas de valor sentimental do sujeito, como por exemplo, deixar de ir a uma festa gigantesca, que lhe renderá mil prazeres, por no mesmo dia ser aniversário da sua mãe, ou também a cordialidade dos brasileiros, o pouco apreço às leis, colocando os sentimentos à frente da racionalidade também em decisões políticas, ideia trabalhada por Sergio Buarque de Holanda no livro “Raízes do Brasil”. E “wertrational’’ ação baseada em valores religiosos, valores além da realidade, que mesmo dando errado continuam a ser perseguidos. Como por exemplo, alguns políticos conservadores que se pautam no cristianismo para ir contra casamentos entre gays ou adoção de crianças, abortos, etc.
O Tipo ideal que se encaixa com a ciência, e política que seria segundo ele, uma “construção orientada pelo fim de maneira estritamente racional” que busca entender a ação e todos os motivos, irracionalidades e erros que a cercam, a construção de uma faixa de análise puramente racional.
E a relação social, que se da entre os indivíduos,