Urbanização brasileira
Alunos: Ricardo Moura, Vitoria Alves, Francisco Sousa, Amanda Meireles e Aryanne Almeida
Turma: Agrimensura ll
Palmas-TO 29 de janeiro de 14
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc. A urbanização do século XX, foi marcada por importantes características, a começar pelo ritmo bastante acelerado de crescimento das cidades e pela sua abrangência, agora mundial.
AS CIDADES NO BRASIL Século XVI (ciclo da cana): pequenos núcleos urbanos no litoral (principalmente no Nordeste)
Séculos XVII e XVIII (ciclo da mineração): surgimento de várias vilas no interior Século XIX (ciclo do café): várias cidades, principalmente na região Sudeste. Século XX (industrialização): migração do campo para as cidades (êxodo rural) e o crescimento das cidades UM PAÍS URBANO A maioria da população brasileira é urbana. De cada 10 brasileiros, 8 moram na cidade. Porém, nem sempre foi assim, na década de 1940 a população rural superava a população urbana. Isso significa que o Brasil se urbanizou muito rapidamente, principalmente a partir da década de 1960. A urbanização acelerada da população brasileira ocorreu junto com a industrialização do país. Ocorreu o mesmo em países ricos e em países pobres que receberam muitas indústrias.
O crescimento das cidades e a urbanização favoreceram a expansão do comércio e dos serviços. Surgiram as metrópoles: cidades muito populosas, que concentram as principais indústrias, comércios e prestações de serviço. A população passou a se concentrar mais em algumas cidades do que em outras, produzindo a hierarquia urbana.
Com a concentração de empregos, bens, serviços e infraestrutura nas cidades, o ambiente urbano se tornou cada vez mais atraente. Assim,