Fichamento Umberto Eco
FICHAMENTO
Introdução
“(...) o presente livro gostaria de sugerir ao menos duas coisas:
-Pode-se preparar uma tese digna mesmo que se esteja numa situação difícil, que se ressente de discriminações remotas ou recentes.
- Pode-se utilizar a ocasião da tese (mesmo se o resto do curso universitário foi decepcionante ou frustrante) para recuperar o sentido positivo e progressivo do estudo, entendido não como coleta de noções, mas como elaboração crítica de uma experiência, aquisição de uma capacidade (útil para o futuro) de identificar os problemas, encará-los com método e expô-los segundo certas técnicas de comunicação”. (p. XIV)
“Trata-se apenas de uma série considerações a respeito da maneira de apresentar a uma banca examinadora um objeto físico, prescrito por lei, e composto de um determinado numero de páginas datilografadas, que se supõe tenha alguma relação com a disciplina em que o candidato pretende laurear-se e que não mergulhe o relator num estado de dolorosa estupefação". (p. XIV)
1. O QUE É UMA TESE E PARA QUE SERVE
1.1 Porque se deve fazer uma tese e o que ela é.
"Uma tese consiste num trabalho datilografado, com extensão média variando entre cem e quatrocentas laudas, onde o estudante aborda um problema relacionado com o ramo de estudos em que pretende formar-se". (p.1)
" A Licenciatura, em suas diversas formas, encaminha o estudante para o exercício da profissão; ao contrário, o PhD o encaminha para a atividade acadêmica..." (p. 2)
" Numa tese de compilação, o estudante apenas demonstra haver compulsado criticamente a maior parte da “literatura” existente (isto é, das publicações sobre aquele assunto) e ter sido capaz de expô-la de modo claro, buscando harmonizar os vários pontos de vista e oferecendo assim uma visão panorâmica inteligente, talvez útil sob o aspecto informativo mesmo para um especialista do ramo que, com respeito àquele