SERVI O SOCIAL IV
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL IV
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
1- Introdução
O planejamento educacional começa sempre pelo nível estratégico, isto é, começa sempre a partir do levantamento das demandas atuais da assistência social. Após as definições estratégicas é que se chega ao nível operacional de definição das ações que permitam um melhor desenvolvimento dos serviços, programas e projetos, de acordo com os novos conceitos da Política Nacional de Assistência Social.
2- Por que o planejamento educacional?
Quando se pensa a relação com a sociedade, são possíveis pensamentos diversos.Uns abrangem mais elementos explicativos, sendo deste modo, mais completos e integral. Outros, por contemplarem menos elementos na análise, são mais restritos e pobres.
Escolarização produz bons cidadãos, boas pessoas. Essas pessoas, com a responsabilidade que a escola lhes teria passado, produziram uma boa sociedade. Mais como não temos boa educação, não temos uma boa sociedade.
Sabe-se que uma boa sociedade e aquela em que a harmonia esteja a custo de qualquer outro valor, os aliados a muitos professores que buscam o significado do seu trabalho a integração dos jovens aos valores sociais mais salientes.Pobres e ricos, ignorantes, sábios e chefes ... E isto faz parte da natureza humana.Para este modo de pensar, escola e sociedade se relacionam de tal modo que um bom sistema escolar constrói uma sociedade boa. A escola e indicada como investimento para a formação de mão de obra.
Acreditam basicamente que a relação entre a escola e a sociedade é que são possíveis transformações sociais a partir de mudanças ou dito de outra maneira.
3- Roteiro geral do fazer.
Um roteiro com instrumento e, técnica s, que pudesse se basear de sua ação no processo de planejamento participativo.
Um roteiro básico dá a segurança inicial para poder encaminhar a coordenação necessária a uma participação de todos de uma instituição.