TerraSAR
O TerraSAR-X é o primeiro satélite radar a ser produzido por meio de parceria público-privada entre a German Aerospace Center (DLR) e a Europe’s leading satellite specialist Astrium, que compartilharam os custos do desenvolvimento, da construção e da distribuição das imagens do satélite.
O TerraSAR-X é equipado com um sensor ativo, o Radar de Abertura Sintética (SAR), que opera na banda-X e é capaz de adquirir imagens de alta qualidade em com definição de até 1m. Estas imagens podem ser adquiridas tanto de dia quanto a noite, e em quaisquer condições de tempo atmosférico.
Além do radar, há também dois outros importantes equipamentos, um terminal de comunicação a laser usado para a verificação do envio de dados (LCT) e o Tracking Occultation and Ranging Experiment (TOR), um GPS de dupla freqüência com uma unidade refletora que permite obter, com grande precisão, a posição em órbita do satélite, o que resulta num aumento da qualidade dos dados das imagens.
Suas principais aplicações são nas áreas de segurança e defesa, topografia e mapas temáticos, agricultura de precisão, monitoramento da cobertura florestal, planejamento urbano e regional, preservação ambiental, geologia, prevenção a desastres naturais e planejamento e supervisão de redes de infra-estrutura.
Características do Satélite TerraSAR-X
Missão
TerraSAR-X Mission
Instituições Responsáveis
German Aerospace Center (DLR) e EADS Astrium
País/Região
Alemanha
Satélite
TerraSAR-X
Lançamento
15/06/2007
Local de Lançamento
Baikonur Cosmodrome ( Kazakistão )
Veículo Lançador
DNEPR-1
Situação Atual ativo Órbita
Polar
Altitude
514,8 km
Inclinação
97,44º
Tempo de Duração da Órbita
94,85 min
Horário de Passagem
18:00 ± 15 minutes
Período de Revisita
11 dias
Tempo de Vida Projetado
5 anos
Instrumentos Sensores
SAR X-band Vida Útil do Satélite TerraSAR-X
Principais Sistemas Sensores – Sensores Orbitais
Radar de Abertura Sintética – (SAR)
Satélite TerraSAR-X
O TerraSAR-X carrega