Ossos Da M O
A mão do ser humano se divide basicamente em três partes: carpo, metacarpo e falanges. Na mão de uma pessoa existe certa quantidade de ossos que atuam em conjunto permitindo o movimento.
Falanges As falanges são os ossos que formam a mão do ser vertebrado. Os dedos as mão são chamados de polegar, indicador, médio, anulas e mínimo. O polegar é o único dedo que possui duas falanges o resto possui três, são elas, falanges próximas (próxima aos metacarpos), falanges médias e as falanges distais (pontas dos dedos). Elas se diferenciam no tamanho, cada qual tem o seu. As falanges possuem um corpo e duas extremidades. As falanges proximais possuem um corpo levemente arqueado e articula-se com a cabeça do metacarpo correspondente, através de uma superfície em forma de cúpula. A cabeça se articula em forma de polia (tróclea), com a base da falange média. A base da falange média possui uma superfície correspondente à polia da falange proximal. A forma da falange distal é curta, com corpo pequeno, mas apresenta a mesma estrutura básica das demais.
Roda que gira em torno de um eixo e que tem na periferia uma ranhura, dentro da qual trabalha uma correia de transmissão de movimento.
Metacarpais O metacarpo é a parte da mão do ser humano que se localiza na parte intermediaria da mão, no meio. O esqueleto da palma da mão é formado por cinco metacarpos, cujos tamanhos aumentam do dedo mínimo ao indicador. O metacarpo do polegar é mais curto, mais espesso, e seu corpo é menos convexo do que os metacarpos dos demais dedos. Os metacarpos possuem uma base proximal (articulada com o carpo), um corpo e uma cabeça distal (articulada com a falange proximal). É constituído por 5 ossos metacarpianos que são numerados no sentido látero-medial em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos da mão. Considerados ossos longos, apresentam uma epífise proximal que é a base, uma diáfise (corpo) e uma epífise distal que é a cabeça.
Carpo