Ossos do Cr nio
ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO
Prof. Dr. Ricardo Moresca
Ossos do Crânio
ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO
OSSOS DO CRÂNIO
Prof. Dr. Ricardo Moresca
ORIENTAÇÃO DE USO DO MATERIAL:
Este material é apenas um roteiro de aula prática. O estudo do assunto deve ser obrigatoriamente complementado pelos livros textos e atlas recomendados.
As estruturas antômicas de interesse estão destacadas em azul.
OSSOS DO NEUROCRÂNIO
OSSO FRONTAL
Elementos anatômicos
túber frontal arcos superciliares forame supraorbital processo zigomático parte nasal do osso frontal: origem do m. depressor do supercílio e do m. corrugador do supercílio; parte orbital (lâmina orbital): forma a maior parte do teto da órbita correspondente. linha temporal inferior: origem do m. temporal. crista frontal: dá inserção a uma prega da dura-máter, a foice do cérebro. sulco do seio sagital superior: é a impressão deixada pelo seio sagital superior. incisura etmoidal: localiza-se entre as duas lâminas e é preenchida pela lâmina crivosa do osso etmóide.
O osso frontal relaciona-se com a cavidade nasal (auxilia a formação do teto da cavidade nasal), com a fossa temporal (auxilia a formação do limite superior da fossa temporal) e com a órbita. Articula-se com o osso etmóide, com os dois ossos parietais, com o osso esfenóide, com o osso lacrimal, com os dois ossos nasais, com o osso maxilar e com o osso zigomático. A articulação com o osso temporal é variável e discutível.
Embriologicamente, o osso frontal é formado a partir de duas metades, que estão separadas, até cerca dos 6 anos de idade, pela sutura frontal. Em alguns crânios, a linha de separação persiste na vida adulta e é conhecida como sutura metópica.
2
ANATOMIA DE CABEÇA E PESCOÇO
OSSOS DO CRÂNIO
Prof. Dr. Ricardo Moresca
A sutura coronal é uma sutura que resulta da articulação do osso frontal com os dois ossos parietais. O osso frontal possui os seios frontais (seios paranasais), que, habitualmente,