CR NIO E OSSOS DO CR NIO
Neste trabalho viso mostrar o estudo de AVC isquêmico e hemorrágico em tomografia computadorizada, visualizando imagens dessas mesmas patologias e como fazemos o exame para o diagnóstico. O que motivou a escolher esse tema foi que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a principal patologia neurológica que mais mata no mundo. Para se ter uma noção das consequências sociais do AVC, em países ocidentais ele é a primeira causa de perda de habilidade física em adultos, a segunda causa de demência e a terceira causa de morte depois do câncer e doenças cardíacas. Além disso, 25% dos sobreviventes a um AVC têm demência. Neste trabalho tenho como objetivo aprofundar meu conhecimento teórico, científico e prático, para que possamos nessa área desenvolver nosso trabalho com mais conhecimento, capacidade e sempre visando o bem do paciente.
O AVC envolve um dos nossos mais importantes órgãos: o cérebro. Este é uma estrutura complexa, extremamente sensível. Ele é o centro de comando da vida, sem este não seríamos capazes de pensar, de sentir, de lembrar, não teríamos emoções. Portanto uma doença que envolva este nosso órgão tão importante pode deixar sequelas irreparáveis e muitas vezes podem ser fatais. A radiologia tem um papel muito importante, pois se não souber fazer um exame de boa qualidade, patologias assim como tratada neste trabalho AVC podem ser ocultadas, causando dependendo do grau da lesão um óbito mais tarde.
CRÂNIO E OSSOS DO CRÂNIO
CRÂNIO
O crânio, ou esqueleto ósseo da cabeça, situa-se na extremidade superior da coluna vertebral e é dividido em dois grupos principais de ossos: o crânio propriamente dito, consiste em 8 ossos craniais, e 14 ossos faciais. O crânio circunda e protege o encéfalo. A porção anterior e inferior ao cérebro é denominada esqueleto facial ou ossos da face.
OSSOS CRANIANOS
Os oito ossos cranianos são divididos em calvária (calota craniana) e assoalho. Cada uma dessas duas áreas consiste basicamente em quatro ossos.