Fichamento MODELO
[CURSO DO ENSINO MÉDIO]
[DESCRIÇÃO DO FIHCAMENTO ] fichamento do livro “Como se Faz uma Tese”
(autor Umberto Eco, ED. Perspectiva)
NOME DO ALUNO
SERRA – ESPÍRITO SANTO
NOVEMBRO/2014
[NOME DO ALUNO]
[DESCRIÇÃO DO FIHCAMENTO ] fichamento do livro “Como se Faz uma Tese”
(autor Umberto Eco, ED. Perspectiva)
Trabalho apresentado do Curso Técnico de Mecânica da Escola Técnica CEDTEC, como requisito parcial para aprovação na disciplina SOCIOLOGIA do Prof.º Marcelo Henrique Paoli.
SERRA – ESPÍRITO SANTO
NOVEMBRO/2014
FICHAMENTO
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 9 ed. Tradução: Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1992, páginas 01 a 112.
1 QUE É UMA TESE E PARA QUE SERVE
1.1 Por que se deve fazer uma tese e o que ela é
“Uma tese consiste num trabalho datilografado, com extensão média variando entre cem e quatrocentas laudas, onde o estudante aborda um problema relacionado como o ramo de estudos em que pretende formar-se.” (p. 1)
“Via de regra, porém, a tese propriamente dita, é reservada a uma espécie de supraformatura, o doutorado, procurado só por aqueles que desejam aperfeiçoar-se e especializar-se em pesquisadores científicos.” (p. 2)
“Nas universidades deste tipo, a tese é sempre de PhD, tese de doutorado, e constitui um trabalho original de pesquisa, com o qual o candidato deve demonstrar ser um estudioso capaz de fazer avançar a disciplina a que se dedica.” (p. 2)
1.2 A quem interessa este livro
“Destina-se àqueles que (mesmo não sendo milionários e não tendo a disposição dez anos para formar-se, depois de haver corrido o mundo todo), com uma razoável possibilidade de dedicar algumas horas diárias ao estudo, querem preparar uma tese que lhes dê certa satisfação intelectual e lhes sirva também depois da formatura. E que, fixados os limites, mesmo modestos, do empenho próprio, querem realizar um trabalho sério.” (p. 4)
1.3 Como uma tese pode servir após a formatura
“Há duas