FICHAMENTO TEXTOS MALDITOS
“PRÁTICA EDUCATIVA II – NATAÇÃO”
ALUNO
Diego Candido da Silva Santos
TURMA
5º B
FICHAMENTO
“TEXTOS MALDITOS”
PARIPIRANGA/2015-1
CREDENCIAIS DO AUTOR
Silvino Santin possui graduação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1966), especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado pela Universidade de Paris (Paris Nanterre) (1972) e doutorado pela Universidade de Paris IV (Paris Sorbonne) (1974). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria e professor da Fundação de Integração, Desenvolvimento e educação do Noroeste do Estado, também têm experiência na área de filosofia.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SANTIN, Silvino. Textos Malditos / Silvino Santin. EST Edições. Porto Alegre, 2002.
1. RESUMO DA OBRA
A obra de Silvino Santin “Textos malditos”, é dividida em 5 (cinco) capítulos com abordagens de aspectos relacionados com a Educação Física onde o primeiro ele frisa a importância da verdade cientifica e a verdade religiosa; no segundo é ressaltada a crítica existente na ciência; no terceiro, a importância da filosofia dentro e fora do âmbito acadêmico, o quarto é mostrado de forma clara que a Educação Física passou por vários momentos difíceis e ainda passa e o no quito capítulo é mostrado como a mesma pode se transformar.
2. CITAÇÕES POR CAPÍTULO
CAPÍTULO I: VERDADE E VERDADES
“(...) cada vez mais há diminuição do número dos que admitem a possibilidade de se atingir o absoluto e a neutralidade do cognitivo. Aqueles que ainda resistem fazem-no mais como proteção de sua fragilidade argumentativa do que para assegurara verdade. O sonho da verdade absoluta acabou não porque exatamente não possa atingir, mas porque o espectador tem limites que o impede de apreendê-los”. (p.14).
“Quando a verdade maior era religiosa, cuja fonte primeira e inquestionável era a revelação divina, o poder passou a ser exercido por alguém que fosse legitimamente