fichamento testes psicológicos II
DISCIPLINA: TESTES PSICOLÓGICOS II
FICHAMENTO
SILVA, Maria Cecilia de Vilhena Moraes. Técnicas projetivas gráficas e desenho infantil.. In:__. SILVA, Maria Cecilia de Vilhena Moraes. Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica. Casa do Psicólogo, 2008. P. 195-203.
A autora traz que o uso do desenho como pratica clínica, é bastante conhecida. E que há varias obras destacando o valor da produção gráfica tanto na investigação da personalidade quanto na prática terapêutica. É também bastante valorizada por algumas abordagens terapêuticas, afirmando elas, que o simples ato de desenhar já é terapêutico. (Silva, p.195).
No campo do diagnóstico, as técnicas projetivas gráficas tem grande utilidade para os profissionais de diversas áreas. Os desenhos fornecem dados menos suscetível a várias das distorções que afetam a comunicação verbal. [...] essa linguagem indireta reflete a personalidade de modo mais fidedigno, e mais difícil de compreender. (Silva, p.195).
A qualidade das informações obtidas dos desenhos de uma pessoa dependerá da compreensão do psicólogo, sua experiência e um conjunto de habilidades... (Silva, p.195).
... A autora informa vantagens nas técnicas gráficas porque provocam menos ansiedade por ser uma tarefa simples e familiar para a maioria dos sujeitos [...]. O caráter menos ameaçador contribui para maior disposição em estabelecer um rapport com o psicólogo. (Silva, p.196).
[...] Outra vantagem é que as tentativas do controle intelectual e consciente sobre a produção ficam mais evidentes ( por exemplo, desenhos de figuras excessivamente esquemáticas ou estereotipadas) e o aplicador por pedir para fazer outro... . [...] um questionamento a respeito da técnica é a interferência da habilidade artística, mas segundo Lev apud Silva, as habilidades artísticas não disfarçam os aspectos estereográficos e sim, combinam-se a eles... . Outra crítica é sobre os estudos de validação,