Fichamento sobre como falar em publico
BLINKSTEIN, Izidoro. Como falar em público. São Paulo. Ática, 2006, p.77 a 110
1. Uma boa apresentação deve ser planejada e explicada de maneira completa e clara. A expressão verbal é um de seus pontos principais, portanto sua fala deve ser clara e audível além de evitar falhas e contratempos.
2. O orador deve estudar sua apresentação de modo que tenha pleno conhecimento sobre o assunto. Tonalidade de voz deve ser um item de muita atenção, além de expressões corporais e verbais que devem ser preparados.
3. Frase entoadas erroneamente pode mudar completamente os sentidos das frases. Além disso, o ritmo, a pronunciação, o tom e a clareza de como devem ser ditas as palavras devem ser executadas de forma perfeita, evitando assim danos prejudiciais á apresentação.
4. Os movimentos bucais também fazem parte de uma boa apresentação. Para que as palavras sejam pronunciadas de forma correta, é preciso treinamento.
5. A velocidade com que as palavras são ditas também deve ser ensaiada. Um ritmo acelerado pode gerar falhas e desentendimento das palavras, e mesmo muito lento o discurso acaba se tornando monótono e cansativo.
6. O uso da expressão corporal é de extrema importância para uma boa apresentação. O contato visual, a movimentação e os gestos devem ser bem colocados, além de sempre manter uma postura adequada, vestuário de acordo com tal apresentação e posição estratégica.
7. Com a facilidade hoje em dia, os recursos audiovisuais são uma tentação para os oradores, pois tornam as apresentações mais dinâmicas. Porém, apenas basear-se em slides o discurso pode se tornar monótono.
8. É importante a exibição de gráficos e dados numéricos durante a apresentação. Mas é preciso tomar cuidado com oque está sendo exposto. Slides com palavras-chaves auxiliam o orador e facilita a compreensão dos ouvintes.
9. Antes da apresentação, é preciso reservar um momento para resolver qualquer imprevisto, como por exemplo outro tipo de instrumentos. É preciso