FICHAMENTO
Fichamento
Cruz das Almas, 30 de março de 2012
FAMAM – Faculdade Maria Milza
Discente: Danilo Santana Dos Santos
Fichamento
Trabalho solicitado como atividade complementar da disciplina Comunição Empresarial, ministrada pelo docente Arthur Jorge.
Cruz das Almas, 30 de março de 2012
Capítulo I
“Interromper uma pessoa com quem está falando sugere que você não tem tempo nem paciência para ouvi-la até o fim” (p.14.). “Essas impressões preconcebidas sobre as pessoas afetam a maneira como você reage ao que elas dizem” (p.20.). “Perguntas boas obtêm respostas melhores, por isso, formule suas questões com cuidado e tente fazer com que as pessoas fiquem à vontade para poder lhe dar boas respostas” (p.22.).
“Há muitos tipos de perguntas e aquela que você usa numa situação específica vai determinar o tipo e a qualidade da informação que você receberá” (p.24.).
Para aprimorarmos a capacidade de compreender as pessoas é preciso antes desenvolvemos a sensibilidade de sermos bons ouvintes para que possamos absorver o que se é dito e expressar de forma clara e objetiva o que queremos transmitir e ao mesmo tempo, conseguir a resposta daquilo que transmitimos.
Capítulo II
“Para o bom comunicador, não existe conversa sem importância. Toda conversa tem alguma utilidade, seja ela firmar uma amizade, informar uma opinião ou persuadir as pessoas” (p.35.). “Embora seja aceitável falar sobre sua “paixão” pelos negócios, ter qualquer outro sentimento é geralmente considerado suspeito” (p.39.). “Negociar é chegar a um acordo no qual todos os envolvidos consigam o que querem” (p.40.). “Num mundo ideal, qualquer negociação levaria a um acordo unânime sobre todas as questões. No mundo real, porém, há ocasiões em que sua única opção é recusar” (p.42.).