fichamento silvio colin
Para ser entendida como arte, a arquitetura necessita de requisitos técnicos como a solidez estrutural, a qualidade dos materiais, a adequação dos espaços aos usos, e que a obra/edifício toque nossa sensibilidade nos convidando a observação das formas, a textura das paredes, ai arranjo das janelas, ao jogo de luz e sombras, as cores, a leveza a solidez. Em fim, na harmonia de todos esses elementos somente pela observação é possível descobrir a intenção de fazer algo destinado a nos emocionar, quando emociona se torna obra de arte.
Solidez, utilidade e beleza, segundo vitruvio
Na composição arquitetônica é imprescindível se basear nestas três ategorias para que atenda os melhores objetivos. A solidez se refere a estrutura, para que o edifício permaneça firme e “em pé”, mais isso depende de estudos e cálculos e dos materiais a serem utilizados.
A utilidade ira tratar da função, da condição dos espaços criados, o seu correto dimensionamento para atender as necessidades dos usuários. Para vitruvio o arranjo dos ambientes so e correto quando não apresenta obstáculos ao uso e a cada categoria do edifício.
A beleza se refere a questão estética, quando a aparência do edifício e harmoniosa e agradável aos olhos com elementos que proporcionam simetria, equilíbrio e harmonia o sistema da estrutura e do envoltório do edifício: firmitas.
A arquitetura deve ser solida para resistir a todas intempéries e permanecer firme para atender a isto e necessário calcular corretamente a estrutura necessária e utilizar materiais duráveis e com excelência técnica.
Materiais modernos: No século XVlll houve o aparecimento de dois novos materiais: o ferro e o cimento potland, ambos com ótimo desempenho.
O ferro começa a seguir na construção civil e industrial, utilizado com perfis possibilitou a execução de vãos maiores e mais baratos por conta da sua industrialização.
O concreto armado apareceu da união do cimento Portland,