Fichamento Uma Introdu O Arquitetura Silvio Colin
1608 palavras
7 páginas
ARQ018 – Introdução à Arquitetura e UrbanismoProfessora: Juliana Cardoso Nery
Bianca Almeida Rios
COLIN, SILVIO. Parte I: o que é arquitetura; Parte II: os sistemas da arquitetura; Parte III: a forma na arquitetura; Parte IV: o conteúdo na arquitetura; Conclusão. In: Uma introdução à arquitetura. 3a. ed. Rio de Janeiro: Editora UAPÊ, 2000. p 19 – 123, 145 – 146.
Silvio Colin é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ, é doutor em Teoria e História pela PROARQ-FAU-UFRJ e professor no Departamento de Projeto de Arquitetura na mesma instituição. Tem dois livros publicados, Uma Introdução à arquitetura e Pós-modernismo: repensando a arquitetura, publicou também diversos artigos na área, tendo a sua tese de doutorado A poética das diferenças na obra de Robert Venturi e Denise Scott Brown, recebido, do CREA, o Prêmio Oscar Niemeyer.
Em Uma introdução à arquitetura, Silvio Colin aborda a arquitetura dos mais diversos ângulos, defendendo a ideia de que para entendê-la é necessária uma abordagem sob diferentes filtros, em detrimento de uma definição simples e limitadora. A ideia é apresentar ao leitor um panorama completo, que vai desde a visão racionalista da arquitetura até o seu papel histórico e a relação com a psicologia, passando por várias categorizações da área, subdivindo-a de maneira a dissecá-la.
Ele inicia com etimologia da palavra arquitetura, depois avisa que atualmente há três acepções principais para ela: a arquitetura com profissão, enquanto produto cultural e como uma arte ou excelência estética e chama a atenção para a indissociabilidade que devem ter esses critérios. A ideia de arquitetura como arte exclui da área diversos edifícios que não possuem a intenção de emocionar, mas ela não pode ser vista somente como as demais expressões artísticas, pois possui condições únicas.
A primeira condição é técnica, a qual preocupa o arquiteto antes da questão estética, pois está relacionada a forma como a edificação vai se materializar. A segunda, é a