Atenção Básica na Saúde-PSF
Um dos diferenciais do programa está em não esperar o paciente ir ao hospital, uma equipe multidisciplinar se desloca para a comunidade fazendo visitas de casa em casa cuidando da família como um todo.
A ação de governo relativa ao PSF busca estimular a implantação de equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal, nos municípios, visando á reorientação das práticas assistenciais básicas, com ênfase nas ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, [200?]).
Cada equipe é responsável por uma determinada quantidade de pessoas que ficam localizadas na área de atuação de determinada equipe multidisciplinar. “O público alvo compreende a população residente na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família, determinada mediante processo de territorialização realizado no âmbito do município.” (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, [200?]). Hoje o PSF está presente em 94% dos municípios.
As equipes são compostas por um enfermeiro, nutricionista, cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal ou técnico de saúde bucal e agente comunitário. Outro diferencial do programa é que os agentes comunitários são da própria comunidade, facilitando assim o elo entre a comunidade e os agentes de saúde. “Cada equipe é capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas