Saúde da familia.
1. Quando se iniciou a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) no Brasil?
Resposta: A origem do PSF no Brasil remonta à criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em 1991, como parte do processo de reforma do setor saúde, instalado desde a Constituição de 1988, com clara intenção de aumentar a acessibilidade ao sistema de saúde e incrementar as ações de prevenção e promoção da saúde.
Em 1994, o Ministério da Saúde (MS) lançou o Programa de Saúde da Família como política nacional de atenção básica, com caráter organizativo e substitutivo, fazendo frente ao modelo tradicional da assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas. O período de 1994 a 1999 foi caracterizado ,principalmente, pela expansão e consolidação do programa, sendo o maior incremento percebido após 1997.
Em 2000 a população atendida alcança o percentual de 20% da população brasileira. A população coberta pelo PSF era em torno de 1 milhão em 1994, e em 2002 ultrapassa os 50 milhões de pessoas. Ressalta-se que não pode ser negado o papel fundamental dos gestores municipais nesse processo de expansão. A partir do ano 2000, o Ministério da Saúde tem focado suas ações na avaliação do programa e na melhoria da qualidade do processo de trabalho e atenção oferecida.
3. O PSF foi importado de outro país?
Resposta: A reforma da atenção primária é uma realidade em todo o mundo. De modo geral, todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento social ou econômico, vêm discutindo mudanças no setor saúde a partir da (re-) estruturação e/ou investimento na atenção básica. Com maiores ou menores diferenças nas propostas, o médico generalista ou de família, a abordagem multi-profissional e/ou interdisciplinaridade, e a valorização da prevenção, da promoção da saúde da intersetorialidade são aspectos comuns. No entanto, a estratégia brasileira guarda suas particularidades como a busca da universalidade do acesso, a