energia nuclear
A energia que o núcleo do átomo possui, mantendo prótons e nêutrons juntos, denomina-se energia nuclear. Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2 a 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear. Na fissão nuclear em cadeia, os nêutrons liberados atingem, sucessivamente, outros núcleos. Nos reatores nucleares, a reação acontece dentro de varetas que compõem uma estrutura chamada elemento combustível. Dentro do elemento combustível existem barras de controle, geralmente feitas de cádmio, material que absorve nêutrons. Estas barras é que controlam o processo. Se elas estão totalmente dentro da estrutura do elemento combustível, não há reação em cadeia; o reator está parado Última atualização ( Qua, 16 de Agosto de 2006 12:42
O que é Energia nuclear:
Energia nuclear é um tipo de energia liberadaquando acontece uma reação nuclear.
Reação nuclear significa a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear (divisão do núcleo atômico). O urânio é um elemento amplamente utilizado na fissão nuclear. A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica (através da reação controlada) ou de armas nucleares (considerada uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente).
Os maiores desastres em centrais nucleares aconteceram em Chernobyl e Fukushima. Depois do desastre em Fukushima (causado por um terremoto), ocorreram várias manifestações contra a existência de centrais nucleares. Na Alemanha, por exemplo, pelo menos uma central nuclear foi encerrada depois das manifestações.
Entre os países que utilizam energia nuclear estão: Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Coreia do Norte e Brasil.
Vantagens e desvantagens da energia nuclear
Uma das grandes vantagens da utilização de energia