Fichamento - responsabilidade socioambiental: uma tendência competitiva
Responsabilidade Socioambiental: uma tendência competitiva
A responsabilidade socioambiental atualmente é vista como um compromisso permanente por parte do empresariado, para com o desenvolvimento econômico do país, levando em conta o bem estar de seus colaboradores, a sociedade como um todo e a escassez dos recursos naturais.
De acordo com Seiffert (2008), a partir da segunda metade do século XX, mais propriamente com a revolução industrial e o grande crescimento da população, é que vem se tornando claro que os recursos naturais são finitos, e que a escassez destes representa uma séria ameaça para a sobrevivência humana. Só após esta década, o homem começou a concientizar-se de que os problemas ambientais estavam vinculados ao padrão de desenvolvimento utilizado, o econômico, que utilizava com abundância os recursos naturais não se preocupando com a degradação destes. Após o ano de 1950, o equilíbrio entre crescimento econômico e as questões ambientais passou a ser analisado como efeito de uma reavaliação dos resultados do desenvolvimento econômico.
Responsabilidade Socioambiental
“Com o passar do tempo, as organizações vem adquirindo uma mentalidade de adequação, em relação ao meio em que estão inseridas, seja social, seja ambiental”
(ZARPELON, 2006, p.9). Este ajustamento vem ocorrendo por influência de fatores como, pressão de clientes, fornecedores, sociedade, legislações, etc.
Alguns autores consideram de forma distinta os conceitos de responsabilidade social e responsabilidade ambiental, enquanto que outros acreditam que os problemas ambientais estão correlacionados com o bem-estar social podendo, portanto, complementar-se e ser tratados simultaneamente.
A evolução do tema no Brasil
Ao longo dos últimos 10 anos a responsabilidade socioambiental passou por um período de mudanças quase revolucionário. As empresas brasileiras que incluíram a sustentabilidade em sua estratégia de