Gestão de pessoas
As organizações estão vivendo em um ambiente cada vez mais competitivo e em constantes mudanças que exigem a necessidade de implantar um sistema de gestão que possam promover as mudanças necessárias para suas sobrevivências e crescimento. Nos dias atuais de super competição, globalizada, a expectativa de vida e prosperidade das organizações são determinadas pela sua capacidade de se adaptar a evolução continua. Sobreviver e prosperar na era das vantagens competitivas têm exigido das empresas a criação estruturada da Estratégia e a organização disciplinadas dos esforços de sua implementação. As organizações constituem-se de pessoas e dependem delas para atingirem seus objetivos e cumprir sua missão. Ao ver das pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar seus objetivos pessoais com um mínimo de tempo, esforço e conflito. As organizações dependem cada vez mais das pessoas para executar tais ações e viabilizar processos de maneira ágil, flexível e eficiente, sendo que as pessoas, dotadas de necessidades e desejos, dispõem de sua capacidade, habilidade e conhecimento aplicados dentro da organização para atingirem seus objetivos e satisfazerem suas necessidades gerando, portanto, uma contribuição mútua entre pessoas e organização.
Atuar num mercado competitivo, dinâmico e mutável faz com que as organizações necessitem cada dia mais de pessoas interessadas e comprometidas, tendo em vista que atualmente o diferencial competitivo consista principalmente na satisfação e comprometimento do colaborador, já que dessa forma este se torna mais produtivo.
Os Programas de Incentivos surgem como ferramenta para o melhor gerenciamento das pessoas e são importantes, pois estimulam o colaborador a atingir objetivos e metas além de recompensá-lo por seu desempenho alcançado ou resultados atingidos com o intuito de motivá-lo através do reconhecimento e valorização que o mesmo recebe da organização, objetivando o incentivo