Fichamento Pt E Mtc
Fagner Miranda Moura
RESUMO DA OBRA
O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire foi publicado em 1989 e está dividido em três partes. O autor inicia comentando o processo de compreensão crítica do ato de ler em sua vida e como ocorre o entendimento de um texto a ser alcançado por sua própria leitura crítica que implica a percepção nas relações entre um texto e o contexto. Paulo Freire ainda relata os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Ao mesmo tempo, nos esclarece que a leitura da palavra é precedida da leitura do mundo e também enfatiza a importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o seu fazer deve ser vivenciado, dentro de uma prática concreta de libertação e construção da história, inserindo o alfabetizando num processo criador, de que ele é também um sujeito.
CAPÍTULO 01- A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. (p.09).
“Mas, é importante dizer, a “leitura” do meu mundo, que me foi sempre fundamental, não fez de mim ou menino antecipado em homem, um racionalista de calças curtas.” (p. 11).
PARECER:
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a leitura da palavra, o ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Freire discorre sobre a importância do ato de ler, de uma forma dialogada que nos faz perceber o quanto a leitura está presente na vida do autor desde sua infância. A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
CAPÍTULO 02- A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E BIBLIOTECAS PUBLICAS
Mas, se do ponto de vista critico, não é possível pensar sequer a educação sem que se