Fichamento Portugues
A constituição da infância como etapa da vida
FICHA
1 FERREIRA, Arthur Arruda Leal. O múltiplo surgimento da psicologia: A constituição da infância como uma etapa da vida. In: FERREIRA, Arthur Arruda Leal et al. História da psicologia: Rumos e percursos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2013. Cap. 1. P. 29-32.
O autor defende que a demarcação da infância como um estágio da vida e preparatório para a vida adulta, é, sem dúvidas, um dos principais capítulos na história dos processos de individualização. Ele divide seu texto em fases da evolução da infância, começando a partir do século XVI onde quando se dá a diferença entre a infância e a vida adulta. Posteriormente, no século XVII, houve uma nova formulação histórica, sendo ela a invenção da escola, onde através de uma experiência evolutiva do desenvolvimento, cria-se certa infância. Também a partir do século XVII, a infância começa a ser segregadar como personagem e sentimento, por consequência de um acontecimento duplo: a diminuição da mortalidade infantil e a possibilidade de apego; e o surgimento dos padres reformadores, que foram o ponto de partida para o nascimento das escolas em formas de internato.
Conjuntamente a esse movimento, tem-se a nuclearização da família, que começa a se diferenciar e criar laços afetivos entre seus membros. Em seguida, entre os séculos XVII e XVIII surge a primeira forma de infância, e família burguesa.
Na virada para o século XX, quando se impõe o estado laico, surge um interesse na psicologia. E em meados do século XIX, ela se interessa pelo exame de nossa experiência subjetiva, onde se detém em tempos de reação e classificação de sentimentos.
Ao longo do texto, o autor detalha a evolução do surgimento da infância, e lembra nomes que contribuíram para tal, como Philippe Ariès e Jean Jaques Rousseau.
Por fim, o autor trabalha ainda o envolvimento da psicologia, onde mostra que somente quando habilidades, quociente