Trabalho De Portugues Jur Dico Fichamento
1978 palavras
8 páginas
FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEPPAU DOS FERROS – RN
CURSO DE DIREITO – TURMA 2015.1-A
DISCIPLINA: PORTUGUÊS JURÍDICO
Prof. Antônio Aldair Neto
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
PAU DOS FERROS-RN
MARÇO / 2015
Componente:
CARLINDO DIAS DA SILVA
PAU DOS FERROS-RN
MARÇO / 2015
FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de Português Jurídico. 11 ed. São Paulo: Atlas. 2010. cap. 4.
4.1. ENUNCIAÇÃO E DISCURSO
A descrição do processo da comunicação [...], coloca o leitor diante de três figuras: a do emissor, a do receptor e, na condição de objeto que as relaciona, está a mensagem. [..] exige do emissor traços comuns de significação do receptor, [...] estruturas frásicas previstas no repertório do receptor, [...] como usuário de uma língua comum, quer no sentido genérico da expressão, quer nas variedades geográficas (diatópicas) ou sacio culturais (diastráticas) que permitem incontável número de possibilidades comunicativas, [...] não apenas o padrão culto de uma língua, mas os diversos padrões de grupos particulares, e. g., a linguagem infantil, as linguagens regionais, a linguagem rural, além de linguagens com vocabulário gíria ou profissional, [...] (p. 87).
Realizar uma tarefa comunicativa é, no dizer de Kristeva (1969, p. 11) escavar "na superfície da palavra uma vertical, onde se buscam os modelos desta significância que a língua representativa e comunicativa não recita, mesmo se os marca [...] (pp. 87-88)
A fala é [...] o ato individual de atualização e realização das possibilidades da língua, em atividade de caráter combinatório, resultando num enunciado particular, embora sujeito às variantes previstas no código lingüístico-coletivo e abstrato. A prática social cria [...] discurso [...], exteriorizado por [...] um sistema significante/significativo [...] da modelagem lingüística, na tarefa de selecionar e articular os elementos [...] à