Fichamento "Perspectivas Sociológicas" - Peter Berger
A passagem da criança para a vida adulta ocorre a partir da aceitação de coordenadas atribuídas por estranhos, as quais servirão como fator nas decisões tomadas pelos indivíduos, os quais são influenciados por diferentes coordenadas determinadas pelo conjunto de endereços colecionados pelo indivíduo.
Para tentar esclarecer o conjunto dessas coordenadas na sociedade a sociologia utiliza de duas importantes áreas de investigação: o controle social e a estratificação social.
O controle social refere-se aos vários meios usados por uma sociedade para “enquadrar” seus membros recalcitrantes, o qual é imprescindível para existência de uma sociedade.
O meio supremo, mais antigo e que persiste até hoje de controle social é a violência física. Contudo sua presença nas sociedades modernas é discreta, porém o importante é que todos saibam de sua existência.
Portanto, a ameaça final de violência basta para o exercício cotidiano do controle social.
É provável que, após os controles políticos e legais, deva-se situar a pressão econômica. Esse mecanismo de controle utilizado pelas mais diversas instituições devido à sua eficácia, funciona na tentativa de não possibilitar a divergência do comportamento do indivíduo com o considerado aceitável pelas autoridades da instituição.
Existem meios de controle relacionados ao emocional do indivíduo o qual submete aquele com comportamento divergente a ato vexatório. Sua eficácia pode ser exemplificada devido à estudos que provam a tentativa do ser humano de ser aceito ao coletivo, desse modo o ridículo e a difamação,
os quais possibilitam a submissão do indivíduo ao opróbrio e ostracismo são efetivos.
Um aspecto importante do controle social é o fato de basear-se frequentemente em afirmações fraudulentas, de modo a causar o controle
(intimidação) com uma força que pode não estar disponível.
Outro sistema de controle social é o da moralidade, costumes e