Propriedades Colegativas.
407 palavras
2 páginas
INTRODUÇÃOO presente trabalho aborda sobre as propriedades coligativas, no âmbito das propriedades coligativas, demos também as quatros propriedades, tecnoscópia, ebulioscopia, crioscopia e digrama de fases nas quais iremos divulgar ao longo da nossa defesa. Dizendo também que a propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independentemente da natureza dessas partículas.
PROPRIEDADES COLIGATIVA
Propriedades coligativas das soluções são propriedades físicas que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (moléculas o iões) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto.
Isso significa dizer que a quantidade, e não a natureza (como tamanho, estrutura molecular ou massa), das partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades (ou efeitos) coligativas.
1.1.1 As quatro propriedades coligativas são:
Tonoscopia: diminuição da pressão máxima de vapor.
Ebulioscopia: aumento da temperatura de ebulição.
Crioscopia: abaixamento da temperatura de solidificação.
Osmometria: aumento da pressão osmótica.
Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van't Hoff.
Todas as propriedades coligativas surgem da diminuição do potencial químico do líquido solvente como resultado da presença do soluto.
A diminuição do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui a temperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído).
A origem molecular da diminuição do potencial químico não está na energia de interação entre o soluto e as partículas do solvente, porque a elevação também ocorre em soluções ideais (as quais tem entalpia de mistura igual a zero).
A entropia