Fichamento Motorola
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento: Motorola: Institucionalização de Iniciativa Empresariais
Roberta Feliciano da Costa
Matrícula: 201411085213
Trabalho de Educação Corporativa, Tutor: Prof. JOSIAS CASTRO DE ALMEIDA
Nova Iguaçu
2015
Fichamento: Motorola: Institucionalização de Iniciativa Empresariais
O texto nos mostra a necessidade de mudança da Motorola frente à intensa competição do mercado. Nos fins dos anos 70, a empresa identificou problemas na qualidade de seus produtos que colocavam em cheque o futuro da empresa. A primeira medida adotada para solucionar os problemas foi a elaboração de um plano de treinamento, especificando como as competências dos funcionários da Motorola deveriam ser atualizados.
Durante a TCS (Competição de Satisfação Total do Cliente), a Motorola identificou que o investimento amplo na educação dos funcionários estava dando certo.
A ideia de descobrir novos meios de selecionar e contratar novos funcionários de modo a acompanhar o crescimento rápido e contínuo da empresa, treiná-los para auxiliar com os requisitos de negócios em mudança, e criar oportunidades para crescimento profissional. A Motorola precisava de uma mão de obra que fosse ao mesmo tempo disciplinada e possuir julgamento e conhecimento para “pensar fora da caixa”.
A Motorola criou o Programa de Gestão Participativa (PMP), uma iniciativa que deveria melhorar a produtividade por meio do aumento do envolvimento do funcionário. O PMP objetivava o aumento no comprometimento do funcionário com o sucesso da organização, a melhoria da qualidade de vida no trabalho e o encorajamento dos funcionários a criarem ideias para melhoria da eficiência organizacional.
Em 1980 a Motorola criou Motorola Training and Education Center (MTEC), que os gestores propuseram que fosse exigida para avaliar sistematicamente o retorno em treinamento.
A MTEC possuía duas metas principais: