FICHAMENTO Mariza
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: LICEN. EM GEOGRAFIA / 6° PERÍODO
DISCIPLINA: ESTÁGIO 3
DOCENTE: MARIZE VITAL
PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ALAN RODRIGUES DE FREITAS
SOBRAL – CE
06/08/15
ESTÁGIO EM PARCERIA UNIVERSIDADE – EDUCAÇÃO BÁSICA
“Não tem sido fácil trilhar os caminhos da construção, da análise e da pesquisa em um sistema de ensino que historicamente tem trabalhado com a descrição dos fatos e das paisagens”. (pág. 17)
Essas heranças da geografia tradicional ainda persistem nas metodologias de muitos professores e nos currículos escolares, somada ao desprestigio que a disciplina sofreu ao longo dos anos que no final só formam alunos técnicos, mas não reflexivos.
“Não temos receitas a passar a esses licenciando em busca de respostas para seus anseios de profissionais em formação inicial”. (pág. 17)
Muito se pensa que existe uma receita preparada para se dar uma boa aula em que os alunos efetivamente vão aprender e gostar da geografia, o que na realidade é uma constante busca para o aperfeiçoamento do ensinar.
“Acreditamos que um projeto de estágio em parceria entre a escola básica e a universidade contribuiria para que nossas inquietações e questionamentos tivessem respostas”. (pág.17)
A parceria entre escola e universidade facilitaria até a busca do acadêmico à uma escola para realizar o estágio, além da busca de uma construção que fosse focada no ensino em suas mais variadas formas.
“Os estagiários traziam da universidade pouca ou nenhuma experiência de prática e tinham dificuldade na transposição didática do conhecimento científico aos alunos”. (pág.18)
A transposição didática é um instrumento para analisar, selecionar e interrelacionar os conteúdos dando condições ao seu aprendizado. É por meio dele que as intenções educativas e suas competências norteiam a escolha, o tratamento e o caminho do saber sábio ou saber científico para o saber ensinar ou o conhecimento