Fichamento maquiavel
A tarefa aqui foi reduzir a vinte linhas alguns pontos de destaque no universo de tantas ideias. A mais conhecida é a de que um príncipe para ser bem sucedido deve possuir virtude (virtù) e fortuna. A virtude trata do arcabouço de conhecimentos que este príncipe deve perseguir para que possa vislumbrar os momentos oportunos em que a fortuna (sorte) estiver por aparecer ou quando ela estiver por faltar com fito a aproveitar as oportunidades ou se precaver dos tempos difíceis.
Além destas qualidades Maquiavel discorre sobre a importância de se possuir armas próprias tratadas virtuosamente e evitar as milícias e tropas auxiliares. Alerta sobre gastar pouco para não ser obrigado a roubar seus súditos. Discorre sobre a natureza vária dos povos sendo fácil persuadi-los, mas não mantê-los assim, portanto deve estar preparado para usar a força para fazê-los crer quando não acreditarem mais.
Valoriza os Estados que foram construídos em bases sólidas e alerta para a fragilidade daqueles que foram construídos as pressas e não possuem raízes, pois se extinguem na primeira adversidade. Um povo não esquece a sua cultura quando subjugado.
Ser amado e temido é essencial, porém na necessidade de opção por um ser temido deverá ser a escolha. Em havendo necessidade de ofensa (violência) que seja de uma vez, para não precisar renová-la, e ser logo esquecida. Já os benefícios oferecer aos poucos para conquistar os