MAQUIAVEL- Fichamento
Fichamento da obra “O príncipe e síntese do curso de Ciência Política de Nelson Nery Costa”.
Contexto histórico:
- Europa – processo de centralização política, que permitiu que alguns países se unificassem, criando mentalidade política nova.
- Itália – problemas com sua independência pela força dos países vizinhos. Desunida e enfraquecida. Quem poderia salvar a Itália ?
- MAQUIAVEL nasceu em 1469, filho de advogado, quando jovem aprendeu latim, interessou-se pela história romana, estudou direito mas não completou o curso.
- Casou-se em 1501 com Marietta Corsini, e teve 5 filhos.
Preso, torturado e exilado na propriedade de San Casciano. Nesse período escreveu sua principal obra “O príncipe” em 1513 que foi dedicado a Lourenço II, escrevendo também o “Discurso sobre a primeira década de Tito lívio”.
- Morreu em 21 de julho de 1527 aos 58 anos.
Método: A formação da Ciência Política.
- Instituiu novas bases da ciência política através do método de investigação empírica. Assim como Da Vinci, afirmava que a experiência jamais enganava e que o erro resultava do pensamento especulativo.
- Pretendia estudar a sociedade pela análise da verdade efetiva dos fatos humanos sem se emaranhar em especulações metafísicas.
- O objeto de suas reflexões era a realidade política pensada em termos de práticas concretas, sendo o seu interesse o poder formalizado na instituição do Estado.
- MAQUIAVEL tinha deixado fora da consideração da política a moralidade, ou aquilo que devia ser, pois a atenção estava fixada para aquilo que era.
- Destacava o fato de não se encontrava descrevendo um caminho bom e honroso, mas de como o povo realmente se comportava.
- Utilizava método indutivo (partindo do particular para o geral).
- Transformava teoria política em ciência política.
- Inspirava-se muito em 2 outros filósofos, POLÍBIO e PLATÃO.
Natureza Humana: A maldade humana.
- Tinha como pressuposto que a natureza humana era imutável, concluindo