Fichamento Maquiavel
Tópicos:
CONTEÚDO:
Páginas:
Capítulo 1
"Em qualquer de suas acepções, porém, o maquiavelismo está associado à ideia de perfídia, a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro."
"O maquiavelismo serve a todos os ódios, metamorfoseia-se de acordo com os acontecimentos, já que pode ser apropriado por todos os envolvidos em disputa. É uma forma de desqualificar o inimigo, apresentando-o sempre como a encarnação do mal."
13
Capítulo 2 - As desventuras de um florentino
"Exilado em sua própria terra, impedido de exercer sua profissão , passa a morar na propriedade que herdara de seu pai e avós em São Casciano. Desse retiro forçado nasceram as obras do analista político."
16
Capítulo 3 - A verdade efetiva das coisas
"O destino determinou que eu não saiba discutir sobre a seda nem sobre a lã; tampouco sobre questões de lucro ou de perda. Minha missão é falar sobre o Estado. Será preciso submeter-me à promessa de emudecer, ou terei que falar sobre ele."
"Sua armadilha é atraente - fala do poder que todos sentem, mas não conhecem. Porém, para conhecê-lo é preciso suportar a ideia da incerteza, da contigência, de que nada é estável e que o espaço da política se constitui e é regido por mecanismos distintos dos que norteiam a vida privada."
17 e 18
Capítulo 4 - Natureza humana e história
"Daí afirmar, os homens são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro"
"Aquele que estudar cuidadosamente o passado pode prever os acontecimentos que se produzirão em cada Estado e utilizar os mesmos meios que os empregados pelos antigos. Ou então, se não há mais os remédios que já foram empregados, imaginar outros novos, segundo a semelhança dos acontecimentos."
"A história é cíclica, repete-se indefinitamente, já que não há meios absolutos para "domesticar" a natureza humana. Assim, a ordem sucede à