fichamento manifesto do partido comunista
Credenciais do Autor: Karl Marx (Trier, 5 de maio de 1818 - Londres, 14 de março de 1883) nasceu em uma família de classe média em Trier, às margens do rio Mosela , na Alemanha. Cientista social, historiador e revolucionário, Marx foi certamente o pensador socialista que maior influência exerceu sobre o pensamento filosófico e social e sobre a própria história da humanidade. Friedrich Engels nasceu em 28 de novembro de 1820, em Barmen (Alemanha). Seu pai era um industriário na Renânia. Desde o tempo de estudante já fazia parte do movimento revolucionário. Engels integrava a ala comunista radical. Estudou obras políticas, militares e sobre táticas de guerra. Sua obra máxima foi escrita em parceira com Marx, O Manifesto Comunista, publicado em 1848. Engels faleceu em Londres, em 5 de agosto de 1895.
Resumo Descritivo da Obra:
Essa obra retreta as constantes lutas do Proletariado com a Burguesia. Os proletários queriam acabar com a exploração da Burguesia e tira-la do poder definitivamente. A Burguesia na época tinha todo o poder, por isso pagava muito pouco aos seus trabalhadores, assim explorando seu trabalho. O Proletariado tenta, a todo tempo, acabar com isso, no intuito de melhorar a qualidade de vida do homem trabalhador. A partir daí, surgiu o Comunismo, que se uniu ao proletariado, na luta por melhores condições frente a Burguesia.
Citações
1º capítulo
“As armas com que a burguesia deitou por terra o feudalismo viram-se agora contra a própria burguesia.” (p.35)
“Mas a burguesia não forjou apenas as armas que lhe trazem a morte; também gerou os homens que manejarão essas armas — os operários modernos, os proletários.” (p.35)
Parecer
Nesse capitulo, referem-se à criação do Proletariado pela Burguesia. Criação que inicialmente se deu no intuito de extinguir o feudalismo, tempos depois, tal “arma” se virou contra a