FICHAMENTO Manifesto Do Partido Comunista
1- Burgueses e Proletários
A luta de classes é que constitui a sociedade em seus diversos períodos. Disso decorre: - transformação revolucionária da sociedade inteira -destruição da classe em decorrência das lutas.
Na sociedade feudal, bem como nas anteriores, foram pautadas por um antagonismo de classes. Na sociedade burguesa moderna, estes foram apenas substituídos; BURGUESIA antagônica ao PROLETARIADO.
As descobertas de novos horizontes levaram a organização feudal a não poder satisfazer as necessidades crescentes de novos mercados. Tem-se uma substituição então pela manufatura. (MANUFATURA- divisão do trabalho, consiste em uma organização do mesmo, substitui o artesanato, também o manual.) Esta porém, decorrido grande evolução, não fora capaz de satisfazer por muito tempo. A indústria moderna a substitui, os burgueses tradicionais foram substituídos pelos burgueses modernos (milionários) detentores dos meios de produção.
Da mesma forma que a burguesia se desenvolvia, a política seguia este desenvolvimento. Com os polos de influência burguesa aumentados e desenvolvidos (estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial) há a conquista da SOBERANIA POLÍTICA exclusiva no estado representativo moderno.
Onde a burguesia assumia o poder, destruía as relações vigentes sejam estas; feudais, patriarcais. A lógica exploratória toma a frente de maneira cínica, direta e brutal. As ilusões então são substituídas por uma lógica de mercado, ou seja simples relações monetárias.
As relações são modificadas, pela burguesia, uma vez que a condição para esta existir é revolucionar os instrumentos de produção e as relações de produção. Com isso vem a ocasionar uma abrangência global, movida cada vez mais pela necessidade de novos mercados. Ou seja não há mais uma necessidade apenas do nacional, tem-se o desenvolvimento de um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. A