fichamento manifesto do partido comunista
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
CARLOS DIEGO MATOS LEAL
MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
Fichamento apresentado no curso de Química da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia, sob a orientação da Professora, Silvia Michele.
Paripiranga
2014
MARX, K. ; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista, tradução: Admilson Costa. São Paulo: EDIPRO, 2011.
Carlos Diego Matos Leal¹
RESUMO
Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, ele era economista, filósofo, historiador, teórico e jornalista. Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão e foi o coautor de diversas obras com Marx. O manifesto visa à formação de um partido comunista, onde consiste em fazer atuar a classe operaria, e acabar com a “escravidão”. O manifesto se transformou na principal plataforma do movimento operário mundial e, até hoje, continua sendo referencia para todos os povos que sonham com um mundo mais justo. O comunismo é a doutrina que preconiza a forma coletivista da economia social na qual se exclui a propriedade privada como meio de produção e se inclui a intervenção do Estado na distribuição dos bens de consumo. O manifesto teve a edição em vários países, e em varias épocas, visando acabar com a injustiça da classe, o proletariado.
1.1. PREFÁCIO: UM DOCUMENTO HISTÓRICO, UM GUIA PARA A AÇÃO DO MOVIMENTO OPERÁRIO; OS AUTORES E SUAS IDEIAS.
1.2 Citações
“[...] enquanto houver o capitalismo, enquanto as classes dominantes continuarem se apropriando das riquezas produzidas pelos trabalhadores, a luta de classes permanecerá sendo o epicentro do destino da humanidade e o Manifesto continuará tão atual quanto o era às vésperas da revolução de 1848 na Europa.” (Pág. 14).
“O pensamento de Marx, entretanto, não se restringe a uma análise teórica, mas busca formular os princípios de uma prática política