fichamento livro a republica
2. Tema
PLATÃO. A República: 12ª Ed. Trad. Pietro Nassetti: Martin Claret; São Paulo, 2011, p. 11-321
Platão, neste livro, nos mostra suas idéias políticas, filosóficas,estéticas e jurídicas. Nele, o autor se preoucupou com o conhecimento das verdades essenciais que determinan a sociedade, e também demosntrou sua visão de um Estado Ideal, baseado no conceito de justiça.
3. Conteúdo fichado
República de Platão - Livro X
“A verdade é que entre muitas razões que tenho para pensar que estivemos criando uma cidade mais perfeita do que tudo, não é das melhores a nossa doutrina sobre a poesia.” (p.293-n5945)
“Não é difícil, e variada e rápida de executar, muito rápida mesmo, se quiseres pegar num espelho e andar com ele por todo o lado. Em breve criarás o sol e os astros no céu, em breve a terra, em breve a ti mesmo e aos demais seres animados, os utensílios, as plantas e tudo quanto há pouco se referiu.” ( p.294-n596)
“ Ora, Deus, ou porque não quis, ou porque era necessário que ele não fabricasse mais do que um acama natural, confeccionou assim aquela única cama, a cama areal. Mas duas camas desse tipo, ou mas, é a coisa que Deus não criou nem criará.” (p.295-n597)
“ Com relação ao pintor: parece-te que o que ele tenta imitar é cada uma coisa que existem na natureza ou as obras dos artífices? As obras dos artífices.” (p.296-n598)
“ Porquanto, a arte de imitar está bem longe da verdade, e se excuta tudo, ao que parece, é pelo fato de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição.” (p.296-n598)
“ Mas se, na verdade, ele fosse conhecedor das coisas que imita, aplicar-se-ia, julgo eu, muito mais às obras do que as imitações, tentaria deixar criações numerosas e belas como monumentos comemorativos da sua pessoa, e empenhar-se-ia mais em ser elogiado do que em elogiar.” (p.297-n599)
“ Parece-me, que o poeta, por meio de palavras e frases, sabe colorir devidamente cada uma das artes, sem