Fichamento livro filosofia
FICHAMENTO - FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 6ª EDIÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR JULHO – 2012
1 Idealismo e educação “O idealismo talvez seja filosofia sistemática mais antiga na cultura ocidental, datando no mínimo, do tempo de Platão na Grécia antiga. É claro que a filosofia e os filósofos existiam antes de Platão, porém ele desenvolveu uma das mais influentes filosofias que lidam com a educação. (...)” (p. 27)
O DESENVOLVIMENTO DO IDEALISMO “Um dos principais filósofos da Grécia antiga foi Sócrates (469-399 a.C.),o qual desafiou as preocupações matérias de seus contemporâneos. Sócrates andava por Atenas questionando seus cidadãos, particularmente os Sofistas, por viverem impensadamente, e via a si mesmo como alguém que levava as pessoas a pensarem. (...)” (p. 27)
Idealismo Platônico “Segundo Platão, as pessoas deveriam preocupar-se principalmente com a busca da verdade. Como a verdade é perfeita e eterna, ela não poderia ser achada, portanto, no mundo da matéria, o qual é imperfeito e está constantemente em mudança.(...)” (p. 28) “(...) Platão acreditava que devemos buscar outras verdades universais em áreas como política, religião e educação;consequentemente, a procura pela verdade absoluta deveria ser a busca do verdadeiro filósofo. Em A República, Platão escreveu a respeito da separação entre o mundo das ideias e o mundo da matéria. O mundo das ideias (ou formas) tem o Bem como seu ponto mais elevado – a fonte de todo conhecimento verdadeiro. O mundo da matéria, o mundo dos dados sensoriais, que esta sempre mudando, não deve ser objeto de sua crença. As pessoas necessitam tanto quanto possível, libertar-se da preocupação com a matéria para que possam avançar em direção ao Bem.Pode-se realizar isso transcendendo a matéria pelo uso da dialética (ou discussão crítica), na