Fichamento Do Livro Convite Filosofia
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
Introdução e capítulos 1 e 2
Introdução A introdução do livro tem como tópico inicial “As evidências do cotidiano”, onde apresenta as crenças silenciosas que possuímos ao tratar de coisas comuns, como por exemplo, ao perguntarmos “que horas são?” ou afirmarmos “onde há fumaça, há fogo”. Essas pequenas frases remetem a crenças que não questionamos, pois aceitamos as evidências e por serem naturais.
A Atitude filosófica começa quando começamos a questionar “como é?”, “por que é?” e “o que é?”. Indagar as crenças e os sentimentos, interrogar a si mesmo. E assim dar sentido a filosofia, não aceitando imediatamente às coisas sem antes questiona-las. Isso nos leva a ter uma Atitude crítica, dizendo não ao senso comum, o que seria considerado como negativa, que é a primeira característica da atitude crítica. A segunda característica é positiva, pois há uma interrogação sobre o que são as coisas, ideias, fatos, situações, valores e nós mesmos. Com essas características também constituímos o pensamento crítico.
Questionamos para que serve a filosofia pois só consideramos alguma coisa se ela possuir uma finalidade prática, útil e imediata. E consideramos filósofo uma pessoa distraída, que diz coisas que ninguém entente, e que são inúteis. Porém, o senso comum não enxerga que a ciência obtém conhecimentos verdadeiros graças ao pensamento. O filósofo formula questões e busca resposta para elas. Questões sobre procedimentos para conhecer os fatos, teoria, prática, correção e acúmulo de saberes. Filosofia é considerada a arte do bem viver, tem como finalidade ensinar a virtude, pois estuda as paixões, os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando nossa razão para impor limites.
Há também a Reflexão Filosófica que é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. As questões são sobre o