Fichamento- livro familia brasileira a base de tudo
Sistema de Ensino Presencial Conectado SERVIÇO SOCIAL
FICHAMENTO
Kaloustian. Sílvio Manoug,(organizador) - Família Brasileira, a base de tudo. São Paulo: Cortez; 5ª ed. Brasília DF: UNICEF, 2002.
O autor apresenta e discute dados e análises para se pensar em serviços públicos e institucionais de enfrentar os problemas político-institucionais referente as famílias brasileiras, com o reconhecimento de sua grande variedade de transformações internas, marcados historicamente pelas variadas condições sociais, econômicas e éticas.
Os fatos históricos mostram que a escravidão afetou diretamente na construção cultural das famílias, pois o autoritarismo e a violência vivenciados em tal época são responsáveis pela separação entre casais, pais e filhos e outros parentes, provocando perda de vínculos irreversíveis, pode-se afirmar que a escravidão marcou a sociedade brasileira. Além das dificuldades e limites internos as famílias ainda sofrem com as contradições da sociedade capitalista sendo excluída dos seus direitos relativos a cidadania. Mas não se pode esconder tal situação, pois a família está presente na sociedade fixando o seu papel de espaço privilegiado como grupo social que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições.
Através da organização de políticas públicas, e do vínculo familiar estável, pode-se evitar muitos problemas vivenciados pelas famílias, por serem fatores prioritários do desenvolvimento humano capaz de eliminar a pobreza, a dificuldade de acesso à saúde, a educação e ao trabalho. A falta de oportunidades de inserção social e de fontes de renda gera a pobreza e o aumento das desigualdades sociais, aliada a redução das políticas públicas, resultando no aumento da vulnerabilidade das famílias, o que exige estratégias mais complexas entre seus membros para garantir suas necessidades básicas mais urgentes. Isso deixa claro que o poder público precisa