FICHAMENTO LEITURA E PESQUISA NO IMPRESSO E NA WEB.
FAEC – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATÉUS
CURSO: PEDAGOGIA.
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS.
PROFESSSOR: IANY QUEIROZ.
NOME: KARINA DAKELL ARAÚJO DE MACÊDO.
FICHAMENTO
LEITURA E PESQUISA NO IMPRESSO E NA WEB.
(CARLA VIANA COSCARELLI, ANA ELISA RIBEIRO)
CRATÉUS – 2014.1
Leitura e pesquisa no impresso e na web.
Carla Viana Coscarelli
Ana Elisa Ribeiro
O que é ler?
“Há tempos a leitura é objetivo da curiosidades e da pesquisa de cientistas e de outros profissionais. Em épocas remotas, já se discutia a relação da escrita com o registro da fala ou com as capacidades humanas para decifrá-la. (...)” (p. 153)
“Ler, na atualidade, é o passaporte não apenas para um “universo paralelo”, (...) mas para a vida em sociedade, as funções diárias e mesmo o desempenho profissional ou intelectual. Além disso, ler significa mais que juntar letras e sílabas; é desenvolver um verdadeiro “combo” de habilidades, menos ou mais complexas, (...) em direção à compreensão, à comparação, à criticidade e mesmo à reelaboração, (...)” (p.153)
(...)
“Ler é um atividade que envolve muitas habilidades não cabendo em uma dicotomia do tipo “ou lê ou não lê”. (...) ler é um verbo transitivo (quem lê, lê alguma coisa). E leitor não é só aquele que lê romances clássicos, mas quem lê (...) outros textos que circulam em nossa sociedade.” (p.154)
(...)
“A leitura de textos do universo acadêmico tem como particularidade o fato de que normalmente é feita para estudo. (...) na maioria das vezes, são lidos para serem compreendidos, analisados, criticados, comparados, a outros e aplicados ou não à pesquisa com a qual o leitor está envolvido. Sendo assim, espera-se desse leitor uma atitude atenta e responsiva em relação a esse texto.” (p.154)
Ler no impresso e no digital
“Há alguns séculos, só era possível ler textos (...) em objetos analógicos, isto é, as tecnologias e displays possíveis eram aqueles que