Fichamento Le Goff
*Referências bibliográficas: (autor, título do texto, local de edição, ano, página).
M. Bakhtin, L ‘oeuvre de François Rabelais et la culture populaire au Moyen Âge et sous la Renaissance, trad. fr., Gallimard, 1970, p. 157.
Jean Claudian. "L‘alimentation", in La trance et les Français, sob a direção de M. François, Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1972.
*Temática Abordada
O apogeu da cidade medieval; a função cultural da cidade.
Páginas
Páginas
CORPO DO TEXTO
*Conteúdos Desenvolvidos:
O tempo e o espaço urbanos: a cidade medieval foi um intenso centro de produção cultural, produziu um tempo e espaço só seu, onde o tempo que antes era clerical e rural, não mais satisfaz a vida urbana, mas sim os acontecimentos imprevisíveis, e o espaço exterior e interior, é um espaço politico e econômico, e que gera uma identidade coletiva para os que ali vivem.
A função docente e intelectual: além de grande e intenso centro cultural a cidade também proporcionou um grande avanço intelectual, primeiramente pelo surgimento de escolas destinadas a crianças que permaneceriam laicas, essas escolas proporcionavam um ensino básico sobre leitura, escrita e cálculos, necessários para filhos de mercadores e comerciantes. Além do deste ensino básico, a cidade também possibilitou o surgimento das Universidades. E o surgimento de uma população mais alfabetizada possibilitou uma maior comunicação, e a criação que uma memória destes indivíduos.
A praça lugar de encontro da cultura erudita e da cultura popular: a cidade também proporcionou o encontro entre duas culturas, a cultura popular e a cultura erudita, que ocorriam na praça publica, principalmente em festividades, isso possibilitou o encontro e fusão entre o mundo camponês e o mundo urbano.
A cidade e o teatro: o teatro se torna popular na cidade, é realizado em praça publica e utiliza à língua vulgar, o teatro passa a retratar e satirizar a vida e os personagens urbanos, é uma visão do povo