fichamento: introdução a macroeconomia
VASCONCELOS, Marcos Sandoval; GARCIA, Manuel. Fundamentos da economia. São Paulo. Saraiva. 2005
1. Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia como um todo, abrangendo o mercado de bens e serviços em sua totalidade, assim como o mercado de trabalho.
A teoria macroeconômica fundamentalmente analisa aspectos de curto prazo, dando enfoque, desta forma, nas questões conjunturais.
2. Objetivos de política macroeconômica
Os objetivos da politica macroeconômica são o alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e o crescimento econômico.
2.1. Alto nível de emprego
Desde a Revolução Industrial até o início do século XX, no mundo econômico, o desemprego não era uma preocupação dos economistas devido a predominância do pensamento liberalista, que difundia a auto-regulação do mercado. No entanto a evolução da economia fez surgir novas variáveis, como o surgimento dos sindicatos de trabalhadores, grupos econômicos, desenvolvimento do mercado de capitais e comercio internacional, desta forma tornando o funcionamento da economia mais complexo. A discussão sobre emprego passou a ser uma preocupação dos economistas após a quebra da Bolsa de Nova York em 1929 e a posterior crise de desemprego que atingiu os países do mundo ocidental.
John Maynard Keynes foi um grande contribuidor no que se refere à discussão do emprego no contexto econômico.
2.2. Estabilidade de preços
O controle da inflação é uma preocupação sempre presente, pois quanto maior o nível da atividade econômica, mais os recursos produtivos são utilizados em seu limite máximo, gerando tensões inflacionárias.
A inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.
2.3. Distribuição equitativa de renda
No fim da década de 1960 e em grande parte dos anos 1970, durante o “milagre econômico” brasileiro, houve uma piora na distribuição de renda devido à política deliberada do