agregados macroeconômicos:introdução a contabilidade social.
A macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a determinação e o comportamento dos agregados nacionais. A parte relativa à medição desses agregados nominais é denominada contabilidade social, que é o registro contábil da atividade produtiva de um país ao longo de dado período de tempo. Esta parte relativa constitui a teoria macroeconômica propriamente dita, e tem como foco analisar que fatores determinam a evolução desses agregados e como utilizar os instrumentos de política econômica.
Os agregados que têm recebidos mais atenção dos estudiosos são o produto nacional, o nível de emprego e a taxa de crescimento dos preços. A distinção entre a macroeconomia e a microeconomia é o fato de a primeira só se preocupar com o comportamento dos grandes mercados, sem dar importância ás ocorrências internas entre eles. Sendo assim , podemos dizer que a macroeconomia estuda o que determina o produto nacional.
• Medição do produto, renda e despesa nacional: o fluxo circular da renda.
Ao medir produto nacional, tenta-se avaliar o desempenho da economia no sentido de satisfazer as necessidades da sociedade. Este processo pode ser feito por outras maneiras, medindo o desempenho da economia pelo número de falências e concordatas ou pelo consumo de energia, entre outros.
Ao optar por medir o desempenho econômico pelo produto nacional, estamos decidindo fazê-lo por meio do valor toal das transações com bens finais durante certo período de tempo. Levando-se em conta, uma economia sem governo e sem transações externas, teriamos dois agentes básicos: a firma e os indivíduos. Ex: Grafico Circular de Renda • Renda e produto
Para medirmos as atividades de uma economia, poderíamos medir o valor dos produtos finais transacionados no mercado de bens durante certo periodo de tempo. Poderíamos definir de uma maneira mais formal os conceitos de produto e renda nacional. Chama-se produto nacional o valor monetário de todos os bens finais produzidos na