Relatório de duas horas de visita a AMA (Associação de Amigos dos Autistas)
Disciplina: Estágio
Professora: Clerecir Alves Perreira
Nome: Karine Karsten
Série: 306 Data: 12/04/2012
Relatório sobre a visita na AMA No dia 03 de abril do ano de 2012, as turmas do 3° e 4° magistério, com objetivo de aprimorar os seus conhecimentos e ter um pouco de contato com deficientes e suas deficiências foram visitar a AMA( Associação de Amigos do Autista). A visita teve duração de aproximadamente 2h. Uma parte do tempo foi destinada para a explicação do que é autismo, quais são os transtornos de desenvolvimento que o portador apresenta, as atitudes que são e deveriam ser tomadas pelas pessoas que convivem com autistas, e os métodos de ensino utilizados para educá-los.
Em outro momento a fomos ver os autistas, que apesar de terem um transtorno mental às vezes não exibem aspectos físicos de deficiência. Durante a observação ficou mais esclarecido as características que podem se revelar. A mentora que nos orientou, falou que muitas vezes o autista traz uma auto-habilidade que “compensa” a deficiência. Ela apontou quais são as características autistas mais frequentes como:
*dificuldades quanto ao relacionamento com pessoas, objetos ou eventos.
* complexidade de ter pensar nos outros.
* criação de obstáculos a contactos físicos, e demonstração afetiva.
*necessidade de rotinas e resistência à mudança.
* comportamentos que podem produzir danos físicos próprios, como bater persistentemente com a cabeça, geralmente por não alcançar o objetivo desejado.
* alta dificuldade ou incapacidade na comunicação com gestos ou palavras.
* hiper(s) sensibilidade a vários estímulos sensoriais Foi interessante ouvir, como a maioria dos pais levam um choque psicológico, ao perceber que seus filhos estão conseguindo superar a alguma dificuldade causada pela deficiência.
Visitamos os locais de aprendizagem dos autistas, que buscam ser apropriada a deficiência, tendo