Os agregados macro economicos
Este trabalho tem por escopo analisar um dos pilares da ciência econômica, que é a macroeconomia, incutindo no acadêmico noções sobre suas principais características, concentrando-se no comportamento agregado da economia, bem como em suas tendências.
Nesse sentido, investigam-se, através de pesquisa bibliográfica, questões como os principais agregados, instrumentos de políticas macroeconômicas e estrutura da análise econômica, discorrendo, da forma mais clara e sucinta possível, sobre tais pontos.
Aliás, frise-se que se trata de um tema de grande relevância na sociedade contemporânea capitalista, principalmente em razão das recentes crises econômicas globais, bem como em função da necessidade de conhecer o universo econômico que nos cerca.
A MEDIDA DA SOCIEDADE ECONÔMICA
O Produto Nacional
Segundo Marco Vasconcelos e Manoel Garcia, “Produto Nacional (PN) é o valor de todos os bens e serviços finais, medidos a preços de mercado, produzidos num dado período de tempo.”.
Vale mencionar que o produto nacional pode ser a preço de mercado e a custo de fatores. Produto nacional a preço de mercado é aquele transacionado em seu valor final, ou seja, aquele pago pelo consumidor. Já o produto nacional a custo de fatores pode ser compreendido a partir dos valores de custo de produção e remuneração de fatores.
Trata-se de produto medido pela ótica de quem produz e vende (ótica de produção).
A Renda Nacional
Renda Nacional (RN) é a soma dos rendimentos pagos aos fatores de produção no período. Ou seja, é a soma dos valores pagos aos proprietários dos fatores de produção pela utilização de seus serviços produtivos.
Assim, os valores recebidos pelos proprietários podem compreender o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros etc.
A Despesa Nacional
Despesa Nacional (DN) é o gasto dos agentes econômicos com produto nacional. Revela quais são os setores compradores do produto nacional. Portanto, é medido pela ótica de