Resumo de Contabilidade Social
9.1 Introdução
A contabilidade social é o registro contábil da atividade produtiva de um país ao longo de um dado período de tempo.
A contabilidade social procura definir e medir os principais agregados a partir de valores já realizados ou efetivados(ou ex post, a posteriori, após ocorridos). Já a macroeconomia antecipa ou prevê (ou ex ante, a prior, antes de ocorrerem).
_________________________________________________________________________
9.1.1 Sistemas de contabilidade social
Existem dois sistemas principais de contabilidade social, adotados na quase totalidade dos países: o sistema de contas nacionais e a matriz de relações intersetoriais.
9.1.2 • Matriz de relações intersetoriais
Essa matriz fornece informações mais completas, por incluir também as transações intersetoriais. Entretanto, ela exige os dados mais detalhados, que só serão obtidos apenas pelos censos econômicos.(Acontecem de 5 em 5 anos).
- Sendo assim, o sistema de contas nacionais é o mais adotado no mundo todo, permitindo obter mais rapidamente estimativas anuais dos agregados macroeconômicos.
9.1.3 Sistema de contas nacionais
O sistema de contas nacionais utiliza o método tradicional das partidas dobradas, discriminando as transações dos grandes agentes(setores) macroeconômicos: famílias, empresas, governo e setor externo, cada um representado por uma conta específica.
_________________________________________________________________________
9.2 Princípios básicos das contas nacionais
▪ Consideram-se apenas bens e serviços finais, não sendo computadas as transações com bens e serviços intermediários(matérias-primas, componentes).
▪ Mede-se apenas a produção corrente do próprio período. Entretanto, como as atividades econômicas compõem-se também do setor de serviços, a atividade comercial é um serviço corrente.
▪ As transações referem-se a um fluxo, ou seja, são definidas ao longo de certo período de