Fichamento
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
FICHAMENTO
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA: EVOLUÇÃO E SITUAÇÃO ATUAL
LUCAS GABRIEL MACIEL SANTOS
Crato (CE)
2014.1
Definição de Macroeconomia.
É o ramo das Ciências Econômicas que estuda o modo como são determinados os agregados econômicos, seus comportamentos e as relações que guardam entre si.
Podemos citar como exemplos de agregados econômicos: produto, renda, nível geral de preços, consumo, investimento, gastos do governo, impostos, exportações, importações, quantidade de moeda, emprego, salários, taxa de juros, taxa de câmbio, entre outros.
Diferença entre à Macroeconomia e à Microeconomia.
A microeconomia observa a economia por seus componentes, enquanto a macroeconomia observa a economia pelo seu todo.
A microeconomia utiliza dois métodos básicos para a analisar como os preços e as quantidades são estabelecidos, a abordagem de equilíbrio parcial e a abordagem de equilíbrio geral.
A abordagem de equilíbrio parcial analisa o mercado sem levar em conta os efeitos que ele pode causar sobre os demais mercados na economia.
A abordagem de equilíbrio geral considera a ação e os efeitos de um marcado sobre o outro de tal modo que para determinarmos os preços de um determinado bem, devemos levar em consideração todos os insumos que são utilizados na sua produção e a demanda de a oferta do mesmo no mercado.
Se tratando de uma economia fechada, a macroeconomia observa-a a partir de quatro marcadores, são eles: o mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado monetário e o mercado cambial.
Evolução da teoria macroeconômica
Teoria Neoclássica – a flexibilidade dos preços e salários poderia levar a economia ao pleno emprego com o nível de produção no seu máximo, mas o nível de produto e emprego seria independente das flutuações da demanda agregada. Essa teoria restringia a ação governamental ao chamados bens públicos (Segurança, Educação, Saúde, Etc.)
Nível de Produto e Nível de