TRABALHO I METODOLOGIA
Este trabalho acadêmico contém uma breve análise sobre as principais informações fornecidas pela pesquisa, alguns impactos que essa realidade se impõe no cotidiano do educador, os motivos que expliquem as diferenças regionais encontradas na pesquisa. Muitos estudos foram realizados para estabelecer quais fatores impactam o aprendizado doa alunos e em que proporção.
A infraestrutura escolar é um dos aspectos que da educação brasileira que vem chamando a atenção há muitos anos.
No Brasil a responsabilidade para ofertar uma educação básica de qualidade é dividida entre regiões e municípios.
Esta é uma breve passagem para um bom trabalho realizado com dedicação. Boa Leitura!
DESENVoLVIMENTO
Os dados da pesquisa foram retirados do Censo Escolar 2011, sendo que, o Censo Escolar da Educação Básica é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Para a elaboração da análise foram pesquisadas 263.833 escolas, mas foram cortadas algumas, totalizando 194.932, sendo estas as escolas em situação “Escola não Faltante”, com o censo 2011 fechado.
A análise foi desenvolvida para verificar a situação das instituições escolares, verificando se havia a existência de alguns itens mencionados ou não na pesquisa. Para caracterizar a infraestrutura, foram realizados dois blocos de itens, caracterização e infraestruturas e equipamentos, que englobam desde a Água consumida pelos alunos até Acesso à internet. Nesse intervalo, foram adotados alguns procedimentos, em relação abastecimento de água, abastecimento de energia elétrica e esgoto sanitário foi desconsiderada a qualidade mensurada.
Após realizarem uma filtragem foram contados 24 itens referentes à infraestrutura escolar sendo descritos em uma relação que se segue: Água consumida pelos alunos, Abastecimento de água, Abastecimento de energia elétrica, Esgoto sanitário, Sala de diretoria, Sala de professor, Laboratório de informática, Laboratório de ciências, Sala