I trabalho de metodologia cientifica Salvo Automaticamente
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP
TÍTULO DO TRABALHO: Dificuldades de Aprendizagem de Alunos com Dislexia
Marcia de Moraes Souza
Orientador: Prof. MSC. Talita Prado Barbosa Roim
Projeto de Pesquisa apresentado como parte das exigências da Disciplina de Metodologia Científica da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista.
Marília – SP
Abril – 2015
TÍTULO DO TRABALHO: Dificuldades de Aprendizagem de Alunos com Dislexia
PROBLEMA DE PESQUISA:
Como identificar e avaliar as dificuldades da aprendizagem dos alunos com dislexia?
HIPÓTESES:
Apresenta dificuldades na escrita, leitura e linguagem. Para ser avaliados precisa de um especialista como: Fonoaudiólogo, Psicólogo e Psicopedagogo.
OBJETIVO GERAL
Pesquisar de que maneira o professores em sala de aula pode identificar os sinais da dislexia e analisar o cotidiano escolar de um aluno disléxico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar como se expressa o comportamento de um aluno disléxico no ambiente escolar.
Analisar como alunos e professores se relaciona com um aluno disléxico.
Investigar e analisar causas da dislexia nas dificuldades de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
O objetivo desta pesquisa é identificar a dificuldade de aprendizagem de alunos com dislexia, mostrar que a dislexia não é uma doença e sim um distúrbio, uma dificuldade que afeta principalmente a leitura, a escrita e a soletração, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços e tamanhos) hoje é muito comum ver crianças com dificuldade em aprender e professores que não sabem lidar com estas crianças.
Muitos reprovam de series sem aprender, pois os professores não estão abertos para lidar com as diferenças, estimulando o prazer de ensina. Não é necessário que alunos com dislexia fiquem em classes separadas das outras crianças, nunca é tarde demais para ensinar uma criança a ler e escrever, toda criança precisa de apoio e