o que é sociologia - Fichamento
O que é Sociologia
(Carlos Benedito Martins)
38ª ed. –São Paulo Brasiliense, 1994, (coleção primeiros passos)
Curso: Direito
Disciplina: Sociologia
Nome: Emerson Inácio da Silva
LINS - SP
2015
Capitulo Segundo
A formação
No final do século passado, o matemático francês Henri Poicaré referiu-se à sociologia como ciência de muitos métodos e poucos resultados.
A falta de um entendimento comum por parte dos sociólogos sobre a sua ciência possui, em boa medida, uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelos antagonismos de classe.
O caráter antagônico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos sociólogos em torno ao objeto e aos métodos de investigação desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradições sociológicas ou distintas sociologias, como preferem afirmar alguns sociólogos.
Não podemos perder de vista o fato de que a sociologia surgiu num momento de grande expansão do capitalismo. (p18)
Os conservadores, que foram chamados de “profetas do passado”, construíram suas obras contra a herança dos filósofos iluministas.
Não estavam interessados em defender uma sociedade moldada a partir de determinados princípios defendidos pelos filósofos iluministas, nem um capitalismo que mais e mais se transformava, apresentando sua faceta industrial e financeira.
O ponto de partida dos conservadores foi o impacto da revolução Francesa (...)
Consideravam as crenças iluministas como aniquiladores da propriedade, da autoridade, da religião e da própria vida. Os conservadores eram defensores apaixonados das instituições religiosas, monárquicas e aristocráticas (...)
A sociedade moderna, na visão conservadora, estava em franco declínio. Não viam nenhum progresso (...). Lastimavam o enfraquecimento da família, da religião, da corporação etc. Na verdade, julgavam eles, a época moderna era dominada pelo(p19) caos social, pela desorganização e pela